A vila Zhongdong, localizada na província de Guizhou, no sul da China, é o único assentamento estabelecido dentro de uma caverna no país.
A 1.800 metros acima do nível do mar, a caverna só pode ser acessada por uma caminhada de uma hora, e em função de tal inacessibilidade, a comunidade enfrenta diversos problemas para sobreviver.
Para piorar a situação, o governo afirmou que "a China não é uma sociedade de homens das cavernas" e fechou a escola da aldeia no início de 2011. Agora, as crianças devem caminhar a pé por duas horas todas as manhãs e à noite para frequentar a escola mais próxima.
A fim de melhorar os meios de subsistência dos moradores, os anciãos tentaram influenciar o governo local para que construísse uma estrada que ligaria a vila na caverna até a cidade mais próxima, mas ainda que Zhongdong tenha acesso à televisão e jornal ocasional, a aldeia ainda permanece em grande parte desconectada do mundo exterior.
Dentro desta caverna há uma aldeia com 100 pessoas. Este é o único assentamento dentro de uma caverna localizada a 1.800 metros de altura na China.
Para se chegar ao local é preciso atravessar um trilha durante mais de uma hora. A escola existente no local foi fechada pelo governo em retaliação "a sociedade de homens das cavernas".
A cada semana, os moradores vão a pé até a cidade mais próxima, a 15 km, comprar víveres e mantimentos.
Eles tem até mesmo uma quadra de basquete improvisada dentro da caverna. A quadra é a única área de lazer das crianças que moram na aldeia
Há também uma pousada abandonada dentro da caverna.